Já são mais de 6 milhões de motos entregues em todo Brasil.

A Próxima Pode Ser Sua!

Bajaj Chegou no Brasil, Deu Ruim Pra Honda?

Houve muita repercussão na internet a respeito das motos da Bajaj incomodarem de alguma forma a Honda, será que isso realmente pode acontecer?

Afinal, Quem é a Bajaj?

A Bajaj é a terceira maior fabricante de motos do mundo.

Gigante Indiana que costuma brigar com a Honda em todos os países que chega, chegou ao nosso país Brasil agora no dia 15/12/22.

Quais modelos a Bajaj lançou no Brasil?

A Bajaj vem com 3 modelos, São eles:

  • Dominar 160
  • Dominar 200
  • Dominar 400

Onde comprar uma moto da Bajaj?

As motos serão comercializadas nas cinco concessionárias da marca.

Que também abriram as portas na mesma data de lançamento de suas motos, todas no Estado de São Paulo.

“Estamos inaugurando simultaneamente nossas primeiras concessionárias hoje, todas no estado de São Paulo. São duas lojas na capital (zona sul e zona oeste), uma em Santo André, uma em Jundiaí e outra em Campinas. Todas terão a linha completa para ser exibida aos clientes e técnicos treinados para atender os clientes no pós vendas. Esperamos já receber os primeiros pedidos e muitos agendamentos de test-rides.”, acredita Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.

Conheça as motos da Bajaj no Brasil

Bajaj Dominar 160

Apesar de receber o nome de Dominar 160 no Brasil, a moto de entrada da Bajaj chama-se Pulsar NS 160 na maioria dos 79 países onde a marca já opera. O mesmo acontece com a Dominar 200, conhecida como Pulsar NS 200 no exterior.

De acordo com Waldyr Ferreira, a marca optou por essa mudança de nome para focar os esforços na linha Dominar no País. Além disso, a mudança de nome abre espaço para a chegada da nova geração da família Pulsar futuramente.

A Dominar 160 chega para brigar com modelos como a Honda CG 160 e Yamaha Fazer 150, porém com alguns diferenciais. Seu motor de um cilindro, 160,3 cm³ de capacidade, tem arrefecimento misto (ar e óleo) e comando simples no cabeçote com quatro válvulas. Alimentado por injeção eletrônica e com duas velas, produz 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm. O câmbio tem cinco marchas. Em teoria, seu desempenho é melhor do que as concorrentes.

Equipada com rodas de liga-leve, de 17 polegadas, a Dominar 160 conta com freio a disco em ambas e sistema ABS, apenas na dianteira. Outro diferencial perante às concorrentes é o conjunto de suspensões. Na dianteira, a Dominar 160 tem garfo invertido, com tubos de 31 mm, e um amortecedor na traseira.

Preço da Bajaj Dominar 160

A Dominar 160 da Bajaj vem com preço sugerido de R$18.680 já com frete

Preço mais alto que a Honda CG 160 Titan, moto mais cara da linha CG 160 da Honda

Bajaj Dominar 200

Com o mesmo design e ciclística do modelo de 160 cc, a Dominar 200 destaca-se pelo motor maior e mais potente. Com 199,5 cm³ de capacidade, tem arrefecimento líquido e produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,9 kgf.m de torque a 8.000 giros. Destaque ainda para o câmbio de seis marchas.

Esse é o mesmo conjunto motriz da KTM 200 Duke, vendida no Brasil.

Que já teve uma grande parceria com a própria Dafra, essa sim já tentou trilhar esse mesmo caminho que a Bajaj tenta agora

A Bajaj é parceria da KTM no desenvolvimento e produção dos modelos de baixa cilindrada da marca austríaca, produzidos na Índia. Desde 2017, a fabricante indiana também detém 49% de participação na KTM.

O modelo também tem tanque de 12 litros. Como sua irmã menor, ela usa garfo invertido na suspensão dianteira, porém com tubos de 33 mm. Na traseira, o monoamortecedor tem reservatório separado de gás. Já os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 300 mm na dianteira e 230 mm na traseira.

Preço da Bajaj Dominar 200

Com preço sugerido de R$19.637 vem pra ser uma intermediária entre as 150cc e 160cc a 250cc e 300cc

Essa é uma boa aposta, afinal a Honda tem apenas a XRE 190 mais próxima a essa opção no mercado hoje.

Bajaj Dominar 400

Modelo de maior capacidade cúbica produzido pela Bajaj, a Dominar 400 é um dos modelos mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros. Afinal, seria uma das poucas opções nessa faixa de cilindrada e tem especificações dignas de motos maiores, como suspensão invertida, na dianteira, e iluminação full-LED.

Essa vem pra uma lugar que a Honda deixou os seus clientes órfãos desde que tirou de linha a amada Honda Falcon 400.

O motor de um cilindro e 373,3 cm³ tem refrigeração líquida e deriva da KTM 390 Duke, que também é produzida pela Bajaj na planta de Chakan, na Índia. Capaz de produzir 40 cv de potência a 8.800 rpm é um motor com bom desempenho até para viajar.

Com câmbio de 6 marchas e embreagem assistida e deslizante, a Dominar 400 é classificada como uma sport-touring pela Bajaj, pois tem bom desempenho e a autonomia de um tanque de 13 litros para viajar.

Atualmente a única moto da Honda abaixo das 500cc com 6 marchas e embreagem deslizante é a CB 300F Twister que também chega ao mercado agora para 2023.

Na suspensão dianteira, o modelo topo de gama da Bajaj é equipado com garfo telescópico invertido (USD) de 43 mm, enquanto na traseira, usa monoamortecedor, com reservatório externo de gás.

Falando em segurança, a Dominar 400 tem freios com sistema ABS de dois canais, com discos de 320 mm, na dianteira, e 230 mm, na traseira. O modelo usa rodas de liga-leve, calçadas com pneus sem câmara, nas medidas 110/70 R17(diant.) e 150/60 R17 (tras.).

Aparentemente querendo brigar com as motos de 500cc a 700cc ela vem com uma boa lista de equipamentos da Dominar 400.

Além de protetores de mão e de motor, o modelo traz para-brisa alto, computador de bordo, suporte para GPS, entrada USB e bagageiro traseiro como itens de série.

Preço da Bajaj Dominar 400

Essa sim com o competitivo preço de R$24.200, a Dominar 400 custa bem menos do que as concorrentes de mesma capacidade cúbica, como Kawasaki Z 400 e Yamaha MT-03.

Contudo, os modelos das marcas japonesas utilizam motor bicilíndricos, que vibram menos e tem desempenho ligeiramente superior ao da Dominar.

A Bajaj vai incomodar a Honda?

Recentemente lancei um vídeo sobre os preços das motos Honda que caíram por uma série de fatores que você pode ver aqui

https://jcdasmotos.com.br/preco-das-motos-baixou-preco-de-todas-as-motos-honda-2023-na-loja-preco-caiu/

Muitos associaram essa queda de preço com a chegada da Bajaj

Mas não levaram em conta que todas as outras fabricantes que tem alguma expressão em vendas também estão fazendo promoções

O que vou passar a partir daqui é com base no que conheço acompanhando o mercado nos últimos 7 anos e com todo aquilo que vejo na prática.

Não acredito que a Bajaj vai incomodar a Honda Motos aqui no Brasil pelo menos nos próximos 5 anos por uma série de motos que eu vou descrever aqui a agora.

Poucas Lojas

Como já vimos a Bajaj vem apenas com 5 lojas, todas apenas no estado de São Paulo.

Enquanto a Honda tem lojas em todas as capitais do Brasil, inclusive em muitas delas mais de uma

Aqui em Salvador, Bahia mesmo tem mais de 10 concessionária contando com os postos de atendimento avançado.

Fora as concessionária em muitos interiores em todo o Brasil

Até que chegue o momento em que a Bajaj tenha ao menos 1 concessionária em cada capital, não dá pra brigar com a Honda.

Não tem Fábrica

A Bajaj chegou ao Brasil e vai sim produzir suas motos aqui

Mas vai fazer isso através de uma fábrica da Dafra no polo de Manaus onde ficam a maioria das fábricas de automóveis do Brasil

Nem a própria Bajaj pretende se arriscar tanto ao ponto de construir uma fábrica no Brasil

Assistência aos Clientes

Com os 2 pontos citados acima fica difícil garantir que a Bajaj vai conseguir dar assistência

Seja com a manutenção dos seus modelos com Concessionárias da marca ou até mesmo com a venda de peças para quem prefere fazer sua própria manutenção.

Preços Mais Altos Que a Concorrência

Tirando a Bajaj Dominar 400, as outras 2 opções não tem um preço tão atraente para fazer o público querer “correr o risco” de investir o valor em algo que ainda não passa a credibilidade de anos que as outras marcas já tem aqui no Brasil como a própria Honda e a Yamaha.

Incomodar Primeiro a Yamaha

Primeiro a Bajaj precisa incomodar a Yamaha

Hoje a maioria das marcas de motocicletas no Brasil vendem cerca de 10.000 (Dez Mil) unidades por ano

Tendo a Yamaha vendendo cerca de 100.000 (Cem Mil) a 500.000 (Quinhentos Mil) unidades de motocicletas da marca

E somente a Honda vende acima das 500.000 (Quinhentos Mil) unidades, tendo mais de 80% do mercado de motos e a preferência indiscutível dos brasileiros

Com o bordão Honda é Honda.

O que esperar da Bajaj

Primeiro vamos ver o que vai acontecer no ano de 2023

Se a Bajaj vai conseguir chegar próximo aos 100.000 (Cem Mil) unidades vendidas ou se vai ficar na faixa de até 10.000 (Dez Mil) unidades vendidas no Brasil no ano de 2023.

Com isso vamos poder tirar melhores conclusões em relação a tudo que entendemos aqui e se a Bajaj realmente veio para ficar no Brasil

E o principal, se ela vai conseguir incomodar a Honda

E você, vai comprar uma moto da Bajaj quando tiver a oportunidade?

Comente o que achou:

FALE CONOSCO

ONDE NOS ENCONTRAR: